MULHER

Vacine-se contra o HPV. Você bonita por dentro e por fora!

Vacina contra HPV (quadrivalente)

Imunização protege homens e mulheres do câncer

O que é a vacina contra HPV

Vacina contra HPV: proteja-se contra a DST que atinge mulheres e homens
Existem duas vacinas contra o HPV, a vacina contra os HPVs 6, 11, 16 e 18, mais conhecida como quadrivalente, protege contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, evitando o câncer cervical (colo do útero), vaginal, câncer vulvar e câncer anal, além da verruga genital. Ela foi adotada no Brasil pelo Ministério da Saúde desde março de 2014 para proteger mulheres de 9 a 45 anos e homens de 9 a 26 anos.

Há também a vacina bivalente que protege contra os HPVs 16 e 18,. Ela é aprovada no Brasil para mulheres a partir de 9 anos.

As vacinas protegem contra:

70% de cânceres e lesões pré-cancerosas de colo do útero
87% de cânceres e lesões pré-cancerosas de ânus;
44% de cânceres e lesões pré-cancerosas de vulva;
56% de cânceres e lesões pré-cancerosas de vagina;
90% das verrugas genitais.

A vacina funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo.

A duração da imunidade conferida pela vacina ainda não foi determinada, principalmente pelo pouco tempo em que é comercializada no mundo, desde 2006. Até o momento, só se tem convicção de cinco anos de proteção. Na verdade, embora se trate da mais importante novidade surgida na prevenção à infecção pelo HPV, ainda é preciso delimitar qual é o seu alcance sobre a incidência e a mortalidade do câncer de colo do útero.

A vacina contra HPV não substitui a realização regular do exame de citologia, Papanicolaou (preventivo).
Doenças que a vacina previne
De acordo com o Centro para Controle de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o HPV é responsável por 100% dos casos de câncer do colo do útero, 91% dos casos de câncer anal, 75% dos casos de câncer de vagina, 72% dos casos de orofaringe,69% dos casos de câncer de pênis.

Indicações da vacina contra HPV
A Anvisa recomenda a vacinação para mulheres a partir dos nove anos – em especial para aquelas que ainda não iniciaram sua vida sexual, para garantir maior eficácia na proteção, uma vez que a resposta imunológica é cerca de 2 a 3 vezes maior em jovens com menos de 14 anos. Homens entre nove e vinte e seis anos de idade, em função do risco de câncer anal, também recebem indicação para a vacinação. Vale lembrar, no entanto, que a vacina não dispensa o uso de preservativos na relação sexual, pois ela não garante total proteção contra o vírus, uma vez que a transmissão pode ocorrer por meio do contato pele a pele entre as regiões genitais descobertas.

Grávida pode tomar essa vacina?
Por ser uma vacina desenvolvida recentemente, ainda não existem estudos científicos suficientes que garantam a segurança da vacinação para grávidas. Por isso, esta vacina ainda é contraindicada a gestantes. Apesar disso, nenhuma malformação fetal foi detectada em filhos de mulheres que não sabiam que estavam grávidas quando receberam a vacina. Quanto à amamentação, não há restrições.

Doses necessárias da vacina contra HPV
A aplicação atualmente é feita em duas etapas. A segunda dose é aplicada depois de seis meses da primeira.

Antes o esquema previa três doses, sendo a segunda dois meses após a primeira e a terceira quatro meses depois. A mudança foi feita pois estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses. As mulheres vivendo com HIV entre de 9 a 26 anos devem continuar recebendo o esquema de três doses.

Administração da vacina contra HPV
A vacina contra HPV é administrada através de Injeções intramusculares.
Contraindicações
Fora a restrição de idade – que acontece porque a Anvisa permite apenas a aplicação da vacina em públicos onde estudos clínicos comprovaram sua eficácia – e as pessoas que são alérgicas a algum componente da medicação, ainda não há outras contraindicações.

Efeitos adversos possíveis
Também não há evidências de efeitos colaterais, apenas possíveis desconfortos locais, como edemas e dor onde a injeção foi aplicada. Estudos também indicam não haver risco na aplicação dessa vacina em conjunto com a da hepatite B. Por conta do medo da dor e outras questões como jejum prolongado, locais quentes ou superlotados, permanência de pé por longo tempo e fadiga, a orientação é vacinar adolescentes sentados e observados por 15 minutos antes de serem liberados.

Onde encontrar a vacina contra HPV
A vacina contra o HPV começou a ser distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014 e atualmente é dada a meninas de 9 a 13 anos. Em 2015, a vacinação foi ampliada para meninas de 9 a 26 anos de idade que vivem com HIV. Para meninas e mulheres a partir de 14 anos e meninos de 9 a 26 anos, a vacina está disponível apenas na rede privada. Alguns convênios médicos cobrem esta vacina no sistema particular de saúde. Consulte sua operadora para ver se o seu plano oferece essa cobertura.